sexta-feira, 5 de julho de 2013

A ESCOLA COMO ESPAÇO PARA DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO SER HUMANO

Jean Gaspar

Depois da família, a escola é a principal instituição na formação humana. Por sua importância social, o dia 15 de março foi instituído como o Dia da Escola. A passagem da data comemorativa configura-se, portanto, como um momento oportuno para resgatarmos o sentido dessa instituição e ampliá-lo para além do conceito a que estamos habituados.

Tradicionalmente, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal como informal. É neste ambiente que as crianças aprendem a interagir com as pessoas e a respeitar o próximo, bem como a desenvolver suas próprias aptidões. A escola sempre foi vista sob dois prismas: educar e instruir. 

Educar é socializar, ensinar as boas maneiras e as regras de civilidade, ética e convivência. Já instruir significa transmitir saberes e desenvolver competências. Juntos, educação e instrução, formam o cidadão lúcido, crítico, responsável e autônomo, pronto a se socializar e a participar do processo de construção da sociedade. 


Mas, para além de ser o espaço por excelência da educação e da instrução, a escola deve ser também o espaço para expressão da afetividade. Por isso, é papel do professor transmitir afeto para os educandos e estimular a sua manifestação, pois por meio da troca se desenvolve o sentido da amizade, do carinho, do companheirismo, da paixão pela vida e da alegria pelas conquistas e realizações. E pode ajudar a lidar com os sentimentos e emoções negativas, que atrapalham o convívio social e trazem infelicidade. 
A escola é um espaço não apenas para o desenvolvimento da mente e do cérebro, mas também de formação integral do ser humano, onde o indivíduo se forma holisticamente, integrando razão e emoção, corpo e alma. 
É nesse sentido que a prática desportiva se insere no contexto escolar. Não como mero culto ao corpo e à competição individualista, mas sim como uma oportunidade para também desenvolver aspectos afetivos. 
É justamente esse um dos motes do programa de educação esportiva Toque de Letra, que é oferecido gratuitamente a meninos e meninas de 6 a 11 anos de idade a prática de quatro modalidades esportivas (basquetebol, futsal, voleibol e handebol). São duas aulas semanais, fora do período escolar, ministradas por educadores físicos, em escolas municipais de Guarulhos e em todos os CEUs da cidade.

O Toque de Letra nasceu em 2009 e desde então vem sendo um sucesso crescente na comunidade guarulhense, resultado da parceira entre a Secretaria de Educação do Município e a Liga do Desporto. No início, abrangeu 25 escolas e 1.200 alunos. Em 2012, foram mais de 8 mil crianças em 68 polos de atendimento. Neste ano, já são mais de 13 mil crianças inscritas, que estão praticando o exercício da cidadania, ao invés de estarem nas ruas desacompanhadas e vulneráveis, ou imobilizadas na frente da televisão ou do computador, enquanto seus pais trabalham.

O sucesso do projeto deve-se a seu caráter pedagógico, que visa estimular, por meio do esporte, a ampliação do acervo motor, o desenvolvimento educacional, social, afetivo e cognitivo dos participantes, além da prática esportiva propriamente dita. Dentre os diferenciais que o Toque de Letra oferece estão os princípios da inclusão e o respeito à diversidade humana. Desde a sua concepção, o Toque de Letra é para todos. Nosso objetivo não é formar atletas de alto rendimento, mas sim estimular a capacidade de aprendizado e o desenvolvimento de atitudes humanas essenciais como cooperação, cordialidade, ética, liderança, respeito, disciplina e autoconfiança. 

Neste Dia da Escola, a Liga do Desporto se orgulha por ser parceira da escola na sua missão de formar cidadãos plenos e integrais. 

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